A Queda da Falésia

O caso da queda da falésia do principio ao fim, antes de aparecer na televisão nacional:

18 de Março
Um dia a malta juntou-se e foi dar uma volta de bike ao talefo e reparou numa grande falha no topo da falésia do lado do mar.

19 de Março
metemos o video no facebook da nossa pagina e foi partilhado por muitos.

Ve aqui o video: www.facebook.com/photo.php?v=767460169944235

22 de Março
Uns dias depois investigamos um pouco mais o assunto junto de Geólogos para perceber o que realmente aquela falha poderia representar.
Fica aqui o pequeno texto que elaboramos com a devida foto:

“Praiadaluz XRX investigou o caso da arriba em risco no Talefo junto à Rocha Negra:

Foi verificada no topo da falésia conhecida localmente como “Talefo” a existência de uma fractura em forma concoidal com cerca de 35 metros de extensão.
Estas fracturas são originadas por causas inteiramente naturais devido à forte erosão existente na base da falésia e são bastante comuns em toda a costa Algarvia.

Especialmente durante o Inverno com a intensa agitação marítima e com precipitação intensa, este fenómeno tende a acelerar-se e no verão observa-se a situação oposta.
É praticamente impossível prever a data de desmoronamento desta estrutura, por isso recomenda-se precaução na circulação na parte inferior da arriba, assim como na estrada junto à fractura.
O desmoronamento da falésia pode ser antecedido pela queda de pequenas pedras, pelo que recomenda-se a evacuação imediata do local caso observe-se esta situação.

Também gostaríamos de esclarecer que o saneamento de estruturas como estas é uma tarefa extremamente complexa do ponto de vista técnico e com custos bastante elevados, pelo que é praticamente impossível às autoridades locais tomar atitudes que impeçam o desmoronamento natural das falésias.

Só nos resta tomar as devidas precauções normais que devemos ter quando não nos encontramos num meio urbano e controlado.”

 

Com estes posts no facebook apenas tentamos informar e consciencializar. Não pretendíamos causar alarme nem responsabilizar ninguém, pois são coisas totalmente normais na natureza, pois nós temos que viver em harmonia com ela.
Não pretendemos responsabilizar ninguém, cabe o bom senso comum, cada um tomar o seu devido cuidado

27 de Março
Oito dias depois de termos postado o vídeo da falha, por coincidência ou não, demos conta de uma retro-escavadora no topo da falésia e uma equipa da SIC na praia, uma derrocada controlada estava em curso!

Para mais informações o melhor mesmo é ver a reportagem da televisão:
ver aqui: www.rtp.pt/noticias/video da derocada na praia da Luz

28 de Março
No dia a seguir voltamos ao topo da falésia para ver como ficou.

vê aqui o vídeo: www.facebook.com/photo.php?v=772021602821425

 

O XRX pões aqui algumas questões em relação à forma como este caso foi resolvido:

– Na queda da derrocada, muitas pedras ficam soltas pela falésia, podem ser perigosas e cair perto de pessoas nos próximos tempos?
-Todos nós ouvimos falar no acelerado processo de erosão da nossa costa. Não será violento, da nossa parte como Humanos, acelerar-mos mais ainda? porque não deixamos a natureza resolver os seus próprios problemas e apenas nos mantemos alertas e usar os nossos instintos?

Mais importante de tudo é que nós somos  uma sociedade e estamos todos juntos para boas causas, esta foi mais uma vez um grande trabalho de toda a comunidade.
OBRIGADO a todos por tudo.

Comenta esta Noticia ou diz-nos o que achas desta derrocada controlada: