Pescas 2010

Olá caros leitores, estamos de volta ás pescas de kussa para relatar mais uma pescaria depois de alguma ausência.

Era Domingo e eu e o Diogo decidimos ir fazer uma pesca á séria, o mar era de feição, a água também estava boa então fui comprar Ameijoa Branca e algumas sardinhas para tentar um robalo nas cabanas velhas.

Fui buscar o Diogo a casa e fomos para a pedreira de saxo. Já eram umas 5 e meia da tarde quando chegamos e ainda tinhamos de precorrer a praia toda até chegar ao pesqueiro, com isto tudo já era noite quando começamos a pescar…

Ao inicio algumas picadas até chegar ao primeiro strike… Era uma Safia, depois um Srgo logo a seguir capturado pelo Diogo, começava forte com duas capturas seguidas. Ao fim de umas 2horas de pesca a peça da noite, era uma Douradinha que apanhei com Carangueijo da rocha que foi capturado no local de pesca… Até ao fim de registar mais um Sargoite e um belo Besugo de bom porte.

Também caricato foi o aparecimento de bicho estranho em nosso redor, que só era possivel ver quando a luz reflectia nos seus olhos, o bicho levou a noite toda a nos controlar, parecia uma especia de raposa ou gato… muito sinistro…

Ficam umas fotos de algumas peças.

13-12-2010

Olá, hoje nas “Pescas de Kussa” vou relatar mais uma pesca ás carpas.

Já desde Abril passado que não pescava no meu tanque, então numa tarde aborrecida, decidi ir fazer uma bóinha para ver se enganava algumas carpas.

Preparei duas canas de pesca que só as uso em pesca de água doce e fui apanhar minhocas da terra.

Fiz uma “niscada fortissima” e esperei para ver o que dava.. 5 minutos e nada, e eu: “Mau, quer postar que fiz as montagens muito curtas” mas nisto uma picada forte leva-me a bóia ao fundo e eu fui lá e fiz o strike! “Trujas” ferrei uma das maiores carpas que já apanhei no tanque!

Passados mais uns 4 ou 5 minutos as duas bóias da duas canas afundam e eu sózinho só ferrei uma. Era uma de bitóla mais pequena, mas pelo os vistos desde Abril para cá as gajas tem crecido.

Entretanto aburrecime devolvi as carpas á água, arrumei as pescas e fui pa casa.

Diogo Reis Furtado

02-11-2010

Saúde pessoal, vamos relatar mais uma pescaria efectuada na Calheta. Com o mar pouco de feição, mas até batia umas ondas de sueste fomos fazer uns “jogues” na calheta s´mesmo na brincadeira…

A isca que tinhamos era Taralhão, Ligueirão e Minhocas da Areia, que um cóta ofreceu ao Diogo nessa mesma tarde.

Depois de arrear as pescas o peixe não queria comer, e o Kussa em noite azarada, já assoprava de nervos… Nisto dois “strikes” seguidos e dois Sargos capturados.

O Bezaiana também ferrou uma Choupa e assim tirava de vez a virgindade á cana… O Kussa esse, já tinha tentado umas 4 ou 5 técnicas difrentes, entre elas, bóia, chumbinho, fundinho entre outros, mas sem resultado… Acabou por desistir.

Passado um bocado o Diogo ferra a peça da noite.. Um Robalete! O primeiro Robalo ao fundinho na luz.

A noite parecia prometer, mas pelo contário, só ouve mais dois “strikes”, um Safio pequenote por parte do Tiago e mais uma Safia do Bezaina fecharam mais uma noite de pesca.

Primeiro Robalo das pescas na luz

Boas Pescas 19-10-2010

Ora aqui estamos mais vez nas “Pescas de Kussa“, hoje vamos dar conhecer um pouco sobre a pesca ao Tubarão com o próprio Kussa a relatar em primeira mão.

“Estrei-me este verão na pesca ao Tubarão pela impresa de maritimo-turistica Seafaris, a trabalhar no True Light, um barco de big-game americano com cerca de 10m de comprimeto, equipado com dois motores Volvo penta a debitar 216 cavalos na companhia do Mestre Falcão”.

Vou então relatar uma das pescas mais intressantes que fiz:

“Lemebro-me de uma vez chegado ao pesqueiro como sempre vimos a direcção do vento e deixamos o barco descair de feição. Montamos o matrial e largamos as pescas, só restava esperar”..

“Já com alguns Tubarões capturados entre 1.30m e 1.60m (de lembrar que todos os tubarões apanhados são libertados ao seu habitat natural) ouço o carreto de 50lbs a correr bem, vou lá e faço o strike“!!

“Verifico logo que é uma peça de grande porte, então peço ajuda ao Falcão que aparece para puchar para cima aquele Tubarão, meia hora de luta e ainda nem sequer tinhamos lhe visto a cor, nisto, quase perto dos 45 minutos de luta o vimos pela primeira vez, era enorme, depois de o meter a bordo pela porta do painel de poupa verificamos que era mesmo uma das maiores caturas de sempre.

“Agora a tarefa era tirar os anzois da boca da presa. Mestre falcão destemido e com toda a sua expriência literalmente abraçou-se ao Tubarão e disse: “vá agora tira os anzois” e eu com receio pois ele não parava com a cabeça quieta, lá o acalmamos e tiramos os anzóis”.

Depois das fotos, medimos Tubarão tinha uns magnificos 2.55m e cerca de 100kg de peso.

Devolvemos o animal á água e assim tinha feito um bom dia de pesca.

07-10-2010  00:41

Kussa Miguel o próprio.

Era o dia de anos do Miguel Bife, então decidimos ir todos fazer uma pescaria de barco, mas as coisas atrasaram-se e só acabamos o jogo de poker da noite anterior á pesca ás 5.30 da manhã, que por acaso foi jogado na rua, na esplanada do inter, e  como tinhamos autocarro as 6.05 da manhã nem deu para dormir… Para não falar que depois de meia hora na paragem chegamos a conclusão que só havia autocarro as 8.05, entao tivemos de ir pedir boleia para a estrada mas niguém nos deu boleia… Por isso fomos á padaria comer bolos frequinhos, com isto já era 7.30 e o Miguel veio-nos buscar no seu novo mercedes de 1970. Conclusão: Uma grande missão ainda antes da missão começar…

Agora temos Kussa Miguel que nos conta o resto desta missão.

Tinhamos combinado com aqules gajos ás 8, para dar mais uma hora ao moços. Até nem chegaram tarde, era para ai oito e um quarto quando chegaram á marina.

Mas havia um bife que nem sequer sabia das horas, e eram quase 9 quando ele chegou.

Resumindo saimos ás 9, com o Falcão já em stress.

Partimos em direção ao primeiro pesqueiro, 15 minutos de caminho até á luz com mar alvoraçado, mas a cerveja tomava conta dos nossos tripolantes, fundeamos e arreamos as pescas. Mas a água corria muito e tivemos de mudar de spot em direção á Meia-praia.

No segundo pesqueiro o mar já estava de feição e a água nem corria, podedo-se assim pescar ligeiro.

Não tardaram as primeiras capturas mas de peixe era miudo. O “Steve camone” apanhou logo dois peixes porcos só num jogue. Nisto tinhamos dois camaradas bastante enjoados, qual seria o primeiro a bolsar? O camone atrazado ou Diogo?

O David, o Eddz e o Miguel Bife entretiam-se a apanhar umas Choupas e umas Safias e eu (kussa) sem isca enaganava as Cavalas para safar o petisco.

Com isto já o Diogo encostava as boxes e os dois camones tavam todos vomitados, enquanto outro camone que também nao sei o nome fazia esforço para nao se ir a baixo e lá ia continuando a pesca muito caladinho.

Já iamos com o balde a meio quando o Diogo recupera um bocado e pede a cana emprestada ao David, faz um jogue… E lá estava ele de boca aberta, foi “jogue and strike“!! Ferrou um Parguete de 900g que mal o pós a bordo do barco e foi logo bolsar outra vez e já não se levantou mais até á hora do mergulho.

Falcão o grande chefe da embracação deu-nos permissão para mergulhar na água que estava a uma temperatura de 22.3 graus. Depois recolhemos tudo e voltamos á Marina de Lagos onde depois fomos amanhar os peixes para a jantarada na casa do Miguel onde o cozinheiro mestre fui eu.

Esta foi uma boa expriência com os meus amigos a bordo, agora vou classificalos com uma nota de 0 a 10.

Steve- nota 8 – Desenrrascava-se sózinho, demosntrou boa técnica a trabalhar o peixe.

Miguel Bife- nota 7 – Demosntrou alguma expriência.

David- nota 5 – Muito despistado mas concretizou algumas capturas.

Eddz- Nota 5 – Sem expriência de pesca até se safou.

Bife calado- nota 3 – Nunca falou e aguentou o “bolse” até ao fim, com algumas capturas.

Bife atrasadonota 2 – Pecou pelo atraso, foi o segundo a bolsar e fez entre 3 a 4 capturas.

Diogo- nota 1 – só apanhou 2 peixes, dormiu mais do que pescou, com tudo foi dele o maior exemplar.

Pedimos desculpa mas as unicas fotos que temos são do petisco.

Foto do petisco que antecedeu a pescaria.

07-10-2010  01:09

Kussa Miguel e Diogo Reis Furtado

Capturas do primeiro dia

Bem vindos a mais uma edição de “As pescas de Kussa”.

Era uma Segunda-Feira, e sem objectivos decidimos ir fazer um teste á Calheta, para ver o que aquele pesqueiro rendia, e se podia ser um dos spots escolhidos para o “24h pesca“. Portanto naquela tarde fomos á “casa das iscas” onde a Dona Paula muito atarefada nos vendeu 500g de Lingueirão, “fio eláste” e pirinights.

Lingueirão útilizado na pescaria

Depois de jantar abalamos para o novo spot que fica entre o Pessão e a Calheta, ao qual ainda não arranjamos um nome, mas de certo não faltaram ideias.

Por volta das 23:00h já estavamos a pescar, e não estava a correr nada mal. O Diogo em três lances já tinha feito 2 “sargoites” e o Kussa Miguel em pouco mais “jogues” já tinha também um sargo. Depois mais tarde foi a vez do Gordo chegar e também fez a captura de 2 safias e um “sarguete”.

No final da noite por volta das 2.30h da manhã, tinhamos no total 4 sargos, 3 safias e 1 choupa.

Mas no dia seguinte decidimos voltar para acabar com o lingueirão que tinha sobrado do dia anterior, e com o mar menos de feição que na noite passada consegimos 3 safias e 2 sargos.

Então assim concluimos que temos um novo pesqueiro eficaz e confortavel para a listagem de sports que depois serão escolhidos para a realização do envento “24horas pesca

Kussa Miguel pesca ao tento

Aqui deixo um esquema da técnica que nós geralmente usamos nas nossas pescas de beach ledgering.

06-10-2010   15:35h

Diogo Reis Furtado – Boas pescarias!

As noites de pesca já tardavam a chegar. Depois de mais um Verão super activo, com saidas á noite e bezanas constantes as noites de Poker e Pesca regressão á Praia da Luz.

Desta vez o regresso das pescas á noite foi no “Spot das Safias“, um local onde garante sempre diversão e boas capturas.

Bem ao jeito de uma preparação para o “24horas pesca”, esta noite rendeu 3 Safias (Diplodus vulgaris), 2 Sargos (Diplodus sargus) e 2 Choupas (Spondyliosoma cantharus), todas as peças sendo capturadas com Lingueirão.

Também ficou acordado entre os membros da equipa que o novo “stress de pesca” para a nova temporada será cantar em Francês substituindo assim o antigo “trrr te te te” e o “po po po po pirup”.

Assim fica a reportagem  da nossa primeira pesca do Inverno de 2010.

Kussa Miguel na foto estica a seda do seu carreto

• Matrial usado:
  • Anzois nº1
  • Seda 0.30 / 0.22
  • Chumbeiras 20g / 40g
  • Pirinigth’s
  • Lingueirão apertado com fio elástico

23-09-2010

Esta semana tivemos três boas noites de pesca, nem foi preciso conduzir para muito lonje, nem planear pesqueiros, fomos para aqui para a Luz e tivemos três noites engraçadas.

Tudo começou porque o Ricardo foi apanhar milhocas da areia, então juntamo-nos todos e fomos fazer um pesqueiro á noite pois já fazia bastante tempo que não pescavamos á noite.

A minhoca da areia revelou-se imparável era quase cada “jogue” cada “pêxe”, prefazendo no final das três jornadas mais ou menos 12 ou 13 Safias e 9 ou 10 Sargos, até perdemos as contas..

Algumas fotos das 3 Jornadas de pesca nocturana.

Diogo Furtado exibe uma das suas capturas para a fotografia.

Matrial usado nesta tripla jornada:

– Chumbadinhas de 20g a 50g para um beach leadgering

– Sedas, Prosargus 0,23 e Mirage 0,22

– Anzois nº1 carbono fininhos

– Pirinight’s Luminosoas para as Ponteiras

– Anzoladas de minhoca da areia imbativeis

Boas pescas!

Diogo Reis Furtado

30-04-2010

Quarta-Feira á tarde, nada para fazer, fui até casa do meu amigo Diogo, aproveitamos lavamos os carros e depois fomos pescar á Carpa no tanque dele, uma tarde de calor mesmo a pedir um Catch&Relese no quintal. Aqui vos deixo o sumariádo e algumas tecnicas usadas.

Primeiro de tudo á que apanhar as minhoquinhas que as nossas Carpas tanto apreciam.

Primeira iscada infalivél, a boia mexeu, mexeu, e zauuuu afundou, era a primeira Carpinha das duas que apanhamos. Pequeninas e gordinhas ainda tinham alguma força.

Kussa Miguel na foto mostra a primeira carpa capturada.

Depois de andar atraz dos melros de pressão dar e não conseguir abater nenhum, picou mais uma Carpa e tivemos no final da nossa meia hora de pesca no quintal o total de 2 Carpas pequenas.

Uma palhaçada foi o que foi!

Matrial que usamos no Catch&Relese de quintal:

-Cana qualquer pequena

-Anzol pequeno

-Bóia prosargus pequena.

-Seda 0.20 ou mais fina ainda

-Isacda de minhoca da terra infalivél

Boas pescas!!

22-04-2010

Olá, bem vindos ao “As pescas de Kussa”   a nossa nova rúbrica do praiadaluzXRX. Hoje contamos com o próprio, o grande mestre kussa para um sumáriado da primeira pesca as Douradas em Sagres.

Era uma Quinta-feira de manhã, acordamos… 7.30 na isca… Escolhemos o Caranguejo mas por nosso azar eram muito grandes, mal ou bem sempre dá para iscar. Fizemo-nos a estrada, 8.10 estavamos na Fortaleza, já aflitos para apanhar pesqueiro pois Fortaleza abre as 8 da manhã, mas lá já estava a nossa espera o nosso amigo inglês, campeão batidissimo nas Douradas.

Primeiro Spot: Água corria muito, ainda por cima tava o Alentejano á pesca num pesqueiro mais em baixo e as nossas linhas encalhavam na dele. Está rejeitado!!

Segundo Spot: Pouco espaço e pouco peixe com isto já eram 9.30 e peixe nem picava. Foi rejeitado!!

Terceiro Spot: O mar entrava de feição, água boa, boa mesmo boa boa e não corria muito.. Iscamos com o Caranguejezinho mas também tinhamos Pixa e Lingueirão, e ao primeiro lançamento sinto picar, ferro, e eu:

é dieb que que será que é isto, um peso morto não trabalha..” quando vejo ao longe era um Polvo… bom parecia-me a mim:”sim senhor agora é que eu vou ver o que o BG90 (carreto) vale ” Enquanto o Camone gozava do meu Polvo, eu mete-o na promada da rocha e vá roupa!

Um bocadinho apertado lá o BG90 o pós cá em cima. A balança pesou 1.3kg..

10 minutos depois e com uma iscada fortissima de Caranguejo e foi ao segundo lançamento que sinto picar bem.

Zaaauuuuuuu Ferro a puta, já estava… Vi logo que era Dourada para cesto, o Inglês baixou a cana dele e armou o cesto.. Trabalhei um pouco e com jeitinho a pusemos cá em cima.. Era boa aparentava os 2kg, mesmo contente estava eu com a minha primeira Dourada grande de terra, que depois de chegado a casa pesou 2.3kg.

O Diogo sendo a primeira vez na pesca as Douradas já entrava em stress de pesca “dhe dhe dhe  roit roit ta ta ta” nem sentia peixe, e já estava a desanimar com a situação, fartou-se rápidamente e foi para casa pois ainda tinha de ir trabalhar para as Pizzas.

O Camoné, o grande batido das Douradas perfazendo no fim da jornada 3 Douradas de bitola média quero com isto dizer de kilo aproximadamente, 1 Sargoito e 1 belo Rascasso, demostrou mais uma vez que é o melhor ás Douradas.

Na foto, Kussa Miguel exibe a maior captura do dia.

Aqui vos deixo o matrial usado naquela jornada de pesca:

– Cana forte

– Carreto forte

– Chumbadões

– Linha boa mesmo, boa boa 0.30

– Anzois 3/0

– Caranguejinho

– E os segredos do praiadaluzXRX, Que na pesca não se poide dizer tudo..

Boas pescas!

Visite também o nosso Glossário de pesca