Viagem de comboio pela Europa
Estás a pensar fazer um interrail com os teus amigos?
Não hesites, vai mesmo, vais-te divertir à grande e acabas por ganhar muitos travel skills.
O XRX visitou a Europa, numa viagem divertida e com custos reduzidos, acabamos com muitas histórias para contar que ainda hoje andam á baila.
6 países em 12 dias – Check!
Motiva-te e inspira-te com o nosso vídeo. Vê as nossas dicas e ainda te tiramos umas dúvidas.
Dicas do XRX para o teu primeiro Interrail:
Escolhe bem a tua equipa: Um conselho, não escolham um grupo grande, máximo 3 ou 4 amigos.
Há muita coisa para ver em muito pouco tempo, logo quanto mais cabeças a pensar mais discordâncias vão aparecer.
Tem certeza que todos vão com o mesmo espírito e que te dás com eles bastante bem.
Querem ir mas estão com falta de organização para a viagem?: Nós também estávamos, até comprarmos os bilhetes. Compra os bilhetes e depois não tens grandes escolhas, ou te organizas ou estás lixado. Nós fomos à CP de Lagos e compramos os bilhetes de Interrail ainda antes dos bilhetes de avião ou sequer saber qualquer tipo de rota. O bilhete é bastante flexível, logo tivemos um mês para planear as viagens consoante os voos que tínhamos de apanhar. Usa o RailDude, é um site muito bom para te ajudar a fazer umas rotas.
Fazer a mochila: O nosso truque foi, carregar a mochila com o mínimo essencial possível, depois retirar tudo da mochila, tirar ainda mais umas coisas e voltar a faze-la.
Não te esqueças que mais de 70% da tua viagem vais andar com a mochila as costas, logo a ultima coisa que vais querer é que ela ande cheia de coisas que não vais usar. Leva a tua carga a contar com o que já levas vestido, e depois se precisares de alguma coisa mais, podes sempre comprar um suvenir em algum lado. Deixa espaço para as compras de supermercado.
Dicas para levares: Leva aquelas toalhitas húmidas, ás vezes não vais conseguir tomar aquele banho.
Toalha, por favor não te esqueças de levar uma toalha! De resto…Leva uma maquina fotográfica, espaço na mochila e espírito de aventura.
Truques para gastar pouco dinheiro:
-Um dos nossos truques foi viajar em época baixa, logo ai poupamos bastante nos voos de avião. Podemos dizer-te que gastamos 600euros cada um, com viagens bilhete, estadias e gastos, tudo incluído…Nada mal para 12 dias e 6 cidades diferentes.
-Comer sempre em supermercados: Latas de conserva, pão, bolos e muita fruta, compra uma água na primeira paragem que fazes e depois reutiliza a garrafa para encheres de água no hostel. Em alguns países a água é muito cara como na Holanda e na Áustria. Até mesmo reutilizar o saco plástico te vai fazer poupar 30 cêntimos em Berlim.
O único dia que fomos almoçar fora, gastamos mais que todos os dias de supermercado…
( Praga e Budapeste é onde os supermercados ficam mais em conta, por isso fizemos logo as compras que chegassem para a cidade seguinte )
-Obviamente nunca usar táxi, os únicos transportes que usamos em cidade foi o metro e quando possível de borla. (Em Vienna é muito fácil passear no metro sem pagar bilhete, já em Budapeste é impossível)
– Hostel, sempre que possível em quartos partilhados, fica barato no leste da Europa, chegamos a pagar 8 euros por noite em hosteis de topo. Se conseguires fazer como nós, marca algumas das viagens maiores para de noite, assim poupas tempo e dinheiro, já que não vais querer gastar 5 ou 6 horas de viagem dentro dum comboio.
Quando chegas a uma cidade: Nós procurávamos imediatamente uma estadia, já que não reservamos hosteis com antecedência, para deixar a mochila, agarrar um free map e partir para a descoberta. Se não vais ficar num hostel, nas estações de comboio geralmente existe cofres que podes alugar por um dia para deixar a tua mochila, custam à volta de 10 euros por dia e vão-te poupar as costas e os pés.
Para alem disto: Achamos todas as cidades bastante seguras. Em Amsterdão todo o mundo é simpático, em Berlim não gostam muito de turistas, nem esperes que te vão falar em inglês. Em Praga vais ter muita gente a te chatear, para fazeres isto e aquilo, a perguntarem de onde vens e ect… O nosso truque era dizer que éramos Russos, não sei porque mas acho que os Russos são meio malucos e ninguém os quer ver chateados, por isso largavam-nos logo. Praga também tem turistas japoneses a mais da conta. Em Vienna, é tudo do melhor, e do mais caro. Budapeste foi muito agradável, foi onde lidamos melhor com a cultura, e onde estivemos mais tempo, no entanto o centro da cidade tem muito transito e o ar torna-se pesado. Finalmente em Veneza, é tudo muito lindo até vir a maré cheia, tens que arranjar umas galochas, ou passeias em fila indiana em cima de uns passadissos, porque com maré cheia, nem todas as ruas são possíveis de andar… Esperamos que te divirtas no teu interrail.
Queres mais umas dicas? Fala conosco… Boas trips!